terça-feira, 10 de maio de 2011

Útero bicorno







Vamos começar pelo o que vem a ser útero bicorno. No começo da vida embrionária, forma-se o útero pela fusão de dois canais chamados ductos de Muller. Quando desse ductos não é completa, o útero pode tornar-se bicorno ou septado. O útero bicorno apresenta-se com o corpo dividido ao meio, tanto interna como externamente. É como se o útero estivesse separado apenas em sua parte mais gordinha, ou seja, o corpo uterino. Já o septado possui uma parede interna dividindo-o em duas cavidades. A inspeção uterina externa mostra um útero normal. No entanto, o útero infantil é aquele que mantém as medidas do período pré-puberal, onde o colo uterino possui medidas maiores ou iguais ao do corpo uterino. Normalmente, depois da puberdade, o corpo uterino é maior que o colo.

Para que o diagnóstico diferencial entre útero septado e bicorno seja feito, estão mais indicados os seguintes exames: ressonância magnética ou a associação de histeroscopia com video-lapararoscopia. O diagnóstico de útero infantil geralmente pode ser feito apenas com ultra-som. Como você foi submetida a uma video-laparoscopia e o útero foi avaliado como sendo normal , sugere que você possa ter útero septado.

Precisaria de mais elementos para melhor avaliação. O útero bicorno classicamente não tem indicação para tratamento cirúrgico, no entanto, o útero septado é uma das mal-formações que mais se beneficiaram com a histeroscopia operatória. As mal-formações citadas acima podem levar a trabalho de abortamento ou a trabalho de parto prematuros.

O risco vai depender, por exemplo, se o septo é completo ou incompleto. De modo geral, costuma-se indicar circlagem do colo uterino por volta de 14 semanas de gestação, pois as mal-formações desse tipo vêm acompanhadas de incompetência do colo uterino, ou seja, o colo uterino pode abri-se mais facilmente durante a curso da gestação.
Útero bicorno ou bicorne é uma má formação uterina em que existe uma membrana dividindo o útero em dois lados, na parte interna. Essa membrana pode ter tamanhos variados, desde uma pequena divisão até uma divisão completa do útero em dois.
O fato de se ter útero bicorno pode ou não dificultar a gravidez; deve ser realizado o correto diagnóstico, sendo, o tratamento cirúrgico. Deve ser feita, em alguns casos, cerclagem para segurar o bebê no interior do útero, já que esse tipo de má formação pode causar o aborto espontâneo, precoce ou tardio.
O útero bicorno é uma má-formação uterina, que ocorre quando a mulher ainda está no útero materno.
O grau de separação das duas partes é variável, podendo ser pouco bicorno, mais bicorno e até serem dois úteros separados.
Também podem ser totalmente ou parcialmente funcionais.
Essa malformação pode ser observada através de exames clínicos, ultra-sonográficos ou radiológicos.
Essa é uma alteração congênita e relativamente comum. É causa freqüente de abortamento gestacional, pela falta de capacidade de distensão uterina na evolução gestacional.
Existem situações de pacientes que apresentam o útero bicorno, porém, com uma boa evolução da gravidez. Apresenta duas cavidades diferentes. Em alguns casos uma cavidade é menor e outra maior e a gravidez geralmente se desenvolve na cavidade maior não comprometendo a gestação.
Existem casos que é recomendado uma cirurgia pra recompor as duas cavidades em uma só para prevenir problemas durante a gravidez, uso de DIU, menstruação, etc.
No que se refere ao sucesso da gravidez no caso de útero bicorno, vai depender de como é a má-formação e o estado da parede muscular do útero, mas é totalmente possível engravidar. Contudo, realizar um acompanhamento pré-natal adequado é fundamental, porque há maior risco de trabalho de parto prematuro e abortamento.


17 comentários:

Anonymous disse...

MEU NOME EU TENHO UTERO BICORNO POSSO ENGRAVIDAR TIVE DOIS ABORTO SO AGORA DESCOBRI ESTOU PREOCUPADA POIS EU SER MAE.

Anonymous disse...

eu tenho utero bicorno i está demorando muito para mim engravidar por q acontece isso

Anonymous disse...

Gente, eu tenho útero bicorno, engravidei sem querer, e tive uma gravidez ótima, tranquila, trabalhando (com o cuidado de qqr gravidez), levei a gestação até o fim, tive minha filha de parto normal, e ela é mais que perfeita hoje, super saudável. meu GO não me indicou nenhuma intervenção cirúrgica, e pretendo engravidar de novo...

Anonymous disse...

Gente, eu tenho útero bicorno, engravidei sem querer, e tive uma gravidez ótima, tranquila, trabalhando (com o cuidado de qqr gravidez), levei a gestação até o fim, tive minha filha de parto normal, e ela é mais que perfeita hoje, super saudável. meu GO não me indicou nenhuma intervenção cirúrgica, e pretendo engravidar de novo...

Inargela disse...

Para Deus nada e impossivel.tenha fe pois ele e dono da vida!!!

jojo pole dance disse...

ulkodescobri tbm q meu utero é bicorno etou na quinta semana estou pedindo muinto a DEUS para cuidar de mim e do meu bb tenho a certeza que irei vencer..estou com secreçoes mas fiz ultra son esta tudo bem a doutora falou q pode ser por que o bb esta se encaixando estou de repouso ha 2 semanas estou tomanddo tbm medicamentos.semana que vem volto a trabalhar estou mto preucupada em voltar pois meu trabalho tenho q subir e descer uma rampa com mais ou menos 4 galoes de 20 litros e vcs sabem tem gente q fala q gravidez nao e doença to preucupada mas DEUS é maior na minha vida irei vencer essa batalha...sera muinto importante trocar informaçoes com vcs bjuss

Soraia Costa disse...

Fiquem despreocupadas pois com acompanhamento medico e repouso tudo ficará bem agora quem quer engravidar pode ser que consiga sem problemas, no meu caso tive que fazer uma cirurgia pra retirada do septo e agora estou tentando. bjs e boa sorte a todas.

Karine disse...

Ola meninas, tenho 25 anos e durante o ano de 2012 venho tentando engravidar, sei que tenho o útero bicorno mais ñ sei a intensidade dessa divisão, alguém tem um medico especialista nessa mutação para endicar..?

Anonymous disse...

Oi meu eu tambem tenho utero bicorno e tou tentando a 7 anos agora comecei faze tratamento com diane 35sera q vou conseguir

Anonymous disse...

Bom dia, entao meninas estou com muita dor e fiz varios exames e fiz a ultrasson pra saber o motivo das dores, se e cisto ou infeccao, nao deu nada gracas a Deus, mas acusou q to gravida de 4 a 5 semanas e meu utero e bicorno. To com muito medo mas ja entreguei nas maos de Deus pois vai dar tudo certo eu creio. Bjus

Anonymous disse...

galera, perdi meu bebê na semana passada com 9 semanas e aos mesmo tempo descobri que tenho utero bicorno, os medicos disseram que eu posso engravidar de novo, mas estou com mto medo. mas tenho fé em Deus que vai dar tudo certo, e ele vai me conceder a graça de ser mãe!!! bjjjjjjjjsssssss prra todas vcs!

Anonymous disse...

ola!descobrimos hoje que minha filha que esta gravida de 5 semanas,tem utero bicorno, estamos preocupados.mas temos deus conosco,
e que seja feita a vontade dele em nossas vidas.AMEM.

Soraia Costa disse...

Olá tenho muita fé em Deus que todas vão conseguir sim poi o útero bi corno não atrapalha a gestação mas requer cuidados o ideal é estar sempre consultando o seu medico de confiança e fazer repouso. bjs

Anonymous disse...

Ola me chamo Day tenho 25 anos,tive um aborto com 7 semanas, e depois de um ano resolvi tentar novamente ,3meses depois ja estava grávida ,minha filha nasceu dia 5/01/2013 com 28 semanas e com 945 g e faleceu no dia 21/01,na cirurgia descobri q meu utero é bicorno .o que faço p prosseguir a gestação quando eu tiver grávida denovo?Meu sonho é ser mãe !!!

renata disse...

eu me chamo renata aos 19 anos engravidei e descubri que tinha utero bicorno e tive um aborto com 13 semanas muito sangramentos mas depois de 5 meses engravidei de novo e tive de fazer siclagen no utero os medicos falarao se eu tiver 10 filhos vai tem que custura com 13 semanas com 28 semanas minha bolsa estourou e tive uma cesariana minha bebe vitoria veio ao mundo ela ficou enternada 10 dias pois nao tinha peso depois de 7 anis tive outra gravide totalmente diferente da primeira mas custurei o utero com 13 semanas e foi muito boa com 37 semanas minha bolsa estouro e a minha bebe nacel de uma cesariana pois ela esta sentada mas foi muito tranquila tenha fe em deus pois ele tudo pode e ja estou querendo engravida de novo minha bebe esta com 1 ano e 8 mese bjs espero ter ajudado vcs.

Anonymous disse...

Oi gente ! Meu nome eh Aline e tenho 19 anos. Tenho utero bicorno, vou completar 11 semanas amanha, passei por uma cirurgia de laparotomia com 4 semanas e confio mto em Deus ! Ele ta cuidando de nós smp e vai continuar. Deus na minha vida smp!

Anonymous disse...

oi meu nome Lana,tenho 39 anos, ultero bicorno ja tenho dois filhos um neto,sofro de dores terrives mestruais sem mestrua a dois anos e estou sabedo dessa doença agora meu medico vai tira meu ultero graça a Deus.