sexta-feira, 6 de maio de 2011

Estrogênio e Progesterona para que serve esses Hormônios ?


A produção desse hormônio começa na adolescência, quando é responsável pelo aparecimento dos sinais sexuais secundários na mulher, e vai até a menopausa. A falta de estrogênio causa as ondas de calor ou fogachos em aproximadamente 75 a 80 % das mulheres.
estrógeno induz as células de muitos locais do organismo, a proliferar, isto é, a aumentar em número. Por exemplo, a musculatura lisa do útero aumenta tanto que o órgão, após a puberdade, chega a duplicar ou, mesmo, a triplicar de tamanho. O estrogênio também provoca o aumento da vagina e o desenvolvimento dos lábios que a circundam, faz o púbis se cobrir de pêlos, os quadris se alargarem e o estreito pélvico assumir a forma ovóide, em vez de afunilada como no homem; provoca o desenvolvimento das mamas e a proliferação dos seus elementos glandulares, e, finalmente, leva o tecido adiposo a concentrar-se, na mulher, em áreas como os quadris e coxas, dando-lhes o arredondamento típico do sexo. Em resumo, todas as características que distinguem a mulher do homem são devido ao estrogênio e a razão básica para o desenvolvimento dessas características é o estímulo à proliferação dos elementos celulares em certas regiões do corpo.
estrógeno também estimula o crescimento de todos os ossos logo após a puberdade, mas promove rápida calcificação óssea, fazendo com que as partes dos ossos que crescem se "extingam" dentro de poucos anos, de forma que o crescimento, então, pára. A mulher, nessa fase, cresce mais rapidamente que o homem mas pára de crescer após os primeiros anos da puberdade; já o homem tem um crescimento menos rápido porém mais prolongado, de modo que ele assume uma estatura maior que a da mulher. Nesse ponto, também, diferenciam-se mais acentuadamente os dois sexos.
estrógeno tem outros efeitos muito importantes no revestimento interno do útero, no endométrio e no ciclo menstrual.

Efeitos da falta do estrogênio

estrogénio é responsável pela textura da pele feminina e pela distribuição de gordura. Sua falta causa a diminuição do brilho da pele e uma redistribuição de gordura corporal para partes caracteristicamente mais masculinas, ou seja, na barriga. É a falta de estrógenio que causa a secura vaginal, que pode acabar por afetar as relações sexuais ao tranformá-las em algo desagradável e doloroso.
estrogénio também é relacionado ao equilíbrio entre as gorduras no sangue, colesterol e hdl-colesterol. Estudos mostram que as mulheres na menopausa têm uma chance muito maior de sofrerem ataques cardíacos ou doenças cardio-vasculares, eventos mais relacionados ao sexo masculino.
Uma outra alteração importante na saúde da mulher pela falta de estrógeno é a irritabilidade e a depressão. Por último o estrógeno é responsável pela fixação do cálcio nos ossos.
Após a menopausa, grande parte das mulheres passa a perder o cálcio dos ossos, doença chamada osteoporose, responsável por fraturas e por grande perda na qualidade de vida da mulher.
Estudos recentes têm associado a falta de estrógeno ao Mal de Alzheimer.

Outros efeitos:
  • causa estimulação dos seios
  • aumento da gordura corpórea
  • depressão
  • dor de cabeça, devido a dilatação ( e consequentemente aumento do diâmetro) dos vasos sanguíneos
  • interfere nos hormônios da tiróide
  • aumenta os coágulos no sangue
  • diminui a libido
  • ressecamento vaginal
  • enfraquece o controle do açúcar no sangue
  • perda de zinco e de retenção de cobre
  • reduz o nível de oxigênio em todas as células
  • aumenta os riscos de câncer do endométrio
  • aumenta riscos de câncer de mama
  • restringe um pouco a função dos osteoclastos
  • reduz o tônus vascular
  • aumenta riscos de doença na vesícula biliar
  • aumenta o risco de doenças auto-imunes
  • Insónia, que pode ser decorrente das ondas de calor que interrompem o sono
  • Aumento de rugas, por mudanças na formação da pele

  • Progesterona é um hormônio esteróide produzido, a partir da puberdade, pelo corpo lúteo e pela placenta durante a gravidez.A progesterona é o segundo hormônio feminino e é produzida principalmente no ovário. No processo da ovulação, o óvulo, célula fértil feminina, se encontra dentro de uma pequena bolinha de líquido chamada Folículo. Este folículo produz o estrógeno, hormônio feminino básico. É o estrógeno que faz o aspecto físico da mulher. Após a liberação do óvulo este Folículo se transforma em corpo amarelo ou lúteo, e começa a produzir progesterona, a qual prepara a mulher para a gestação e o aleitamento.
  •  A progesterona age em todo o corpo físico da mulher preparando-a para a gravidez. Muitas mulheres tem deficiência de progesterona e isto não parece ter um significado muito importante para o organismo. Sua maior conseqüência é a amenorréia, ou falta de menstruação. É um hormônio essencial na manutenção da gravidez. É primeiramente produzida pelo corpo lúteo do ovário, até cerca de 20 semanas de gestação, sendo depois sintetizada pela placenta. Muitas mulheres inférteis, com falhas de implantação e com aborto recorrente apresentam baixos níveis de progesterona no sangue, sendo indicada uma suplementação de progesterona na fase inicial da gravidez. A progesterona age não só na receptividade endometrial, mas também a resposta imunológica materna, devendo a suplementação permanecer até por volta da 16ª semana, alguns médicos recomendam somente até a 10ª semana.
    Funções
    Estimula as células do endométrio a se proliferarem e garante com que o embrião se fixe no cório para a formação da placenta. Também é o hormônio responsável pela continuidade da gravidez pois evita a descamação do endométrio, que ocasionaria um aborto.

5 comentários:

LÜ@ disse...

muito bom obrigada

Soraia Costa disse...

Nada amiga!!!!

Anonymous disse...

BOA TARDE.

TENHO DEZ ANOS DE CASADA E NÃO TENHO FILHOS JÁ FIZ VARIOS TRATAMENTOS E NADA ATÉ AGORA. O MÉDICO FALOU QUE À UMA MÁ FORMAÇÃO NA CABEÇA DO ESPERMA E POR ISSO NÃO ELE FICA ENFRAQUECIDO E NÃO CONSEGUE ENTRAR PARA FAZER A FECUNDAÇÃO. MEU ESPOSO TOMA VITAMINA E QUE O MEDICO RECEITOU E EU PASSO UM CREME DE PROGESTERONA NA BARRIGA QUANDO VOU ME DEITAR MAS NÃO OBTIVEMOS SUCESSO.

TEM ALGO PARA NOS AJUDAR?

Anonymous disse...

Oi Meu nome é Iara e tenho uma duvida se a prostaglandina é uma substância hormonal produzida a partir do estímulo da progesterona e esta porcaria de progesterona também induz ao estrogenio deu uma confusão danada na minha cabeça, estou estudando as causas de minha dor d cabeça 2 dias antes de chegar a menstruação e afinal de contas o que eu tenho que inibir ou aumentar nos hormonios para não provocar esse incomodo.

Anônimo disse...

Anticoncepcional fãs MAL a saúde